segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tente definir a expressão “Site Simples”

Se você faz trabalhos como Free Lancer provavelmente já ouviu a expressão “Site Simples” inúmeras vezes. Mas afinal de contas, o que é um “Site Simples”? Já parou para perguntar a si mesmo? Para falar sobre o assunto eu cito dois termos: opinião e conceito. Ambos os termos são completamente individuais, ou seja, seu conceito e opinião referente a determinado assunto pode ser diferente do meu conceito e opinião em relação ao mesmo.

O que é um site simples?

Seria um site com poucos elementos de design? Quem sabe poucos links…poderia ser também um site sem imagens… Resumindo, o que para um cliente é um “site simples” para o web designer pode não ser e vice-versa. Como distinguir se o cliente está utilizando o termo site simples para tentar reduzir o valor do orçamento ou dizer que é o modelo de site (design + apresentação de conteúdo) que deseja? Cuidado! O termo existe mas não deve ser banalizado.

Reunião com o cliente

Em determinado momento você ouve de seu cliente: “é um site simples”; e agora, o que fazer? Antes de falar sobre qualquer “peça” integrante do website é importante ouvir o que o cliente tem a dizer. Se possível tenha todo o “briefing” anotado ou salvo em seu computador. A partir daí peça modelos de outros sites da mesma categoria e de categorias diferentes ao pedido. Tente analisar onde está tal simplicidade, no design, exposição de conteúdo, quantidade de links, etc.

Caso os exemplos mostrem maior complexidade seja franco e explique características relevantes que fazem do desenvolvimento uma tarefa trabalhosa e que deve ser realizada com cuidados. Mostre sites que você conhece e considera realmente simples e compare com a proposta feita pelo cliente, desta forma ele entenderá melhor.

Alguns exemplos de sites simples

  • Sites institucionais: Poucos links (Em presa - Soluções - Contatos), informações resumidas, conteúdo direto.
  • Hotsites: Sites de pequeno porte f eitos para eventos e promoções.
  • Blogs: duas colunas, conteúdo e sidebar para s eleção de categorias.

Veja

Restaurante Tigris

Eduardo de La Rocque

Design se encaixa em simplicidade?

Não! Pode até parecer frase pronta maaas… “fazer o simples pode ser complexo“. Lembre-se que independente do tamanho, objetivo e público alvo do projeto o web designer deve fazer o melhor trabalho com total dedicação. Faça um trabalho ruim e seu nome estará na assinatura, ou seja, o sucesso de sua carreira também precisa daquele trabalho “simples”. Por estes motivos o design não pode ser utilizado dentro do termo “simples”, design gera conceito, inova, organiza, surpreende!

Por mais que existam poucos elementos gráficos em um layout, o design para web também envolve hierarquia de informação, disposição de conteúdo para o usuário, tipografia, organização e facilidade na navegação.

E para você caro leitor, o que é um site simples? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário